sábado, 1 de dezembro de 2012

A União faz a força!

Essas são minhas alunas, lindas e atletas...

Salto em Distância

Vamos lá galera vocês conseguem...

Olimpíadas Firmino Ferreira 2012

Corrida de 100 metros

Perfil dos Estudantes



          Perfil dos Estudantes


A clientela atendida são moradores do próprio povoado e fazendas vizinhas. Estes são vindos de famílias carentes. A maior parte vive de benefícios do governo como bolsa família. Estes alunos participam do PROJOVEM que é um programa que atende jovens com objetivo de disciplinar e formar através de palestras, jogos educativos e esportes coletivos e individuais.
As principais dificuldades encontradas por professores, formadores e treinadores é a indisciplina, pois a pouca parceria com as famílias contribui para isso. A prática de leitura não é vivenciada nem valorizada pela família. Essa responsabilidade é papel único da escola.

Estrutura Física da Escola



   Estrutura Física da Escola


A referida escola encontra-se com a seguinte estrutura física: 16 salas de aula, uma secretaria, uma pequena sala dos professores, uma sala de Educação Física, uma biblioteca, uma sala de informática, uma cantina e 05 banheiros.
Hoje o colégio Firmino Ferreira Sampaio Neto é de médio porte, com salas pouco equipadas, mas a biblioteca tem um acervo excelente, com profissional para atender a necessidade do alunado diariamente, e onde também funciona o laboratório de informática.
A escola é parte da sociedade e, por sua vez acaba frequentemente padecendo dos mesmos problemas encontrados por ela como um todo. Por exemplo, se as relações sociais são violentas e entende-se por violência não apenas a violência física, mas toda forma de manipulação que um indivíduo exerce sobre outro; provavelmente tal violência acontecerá também na escola e contaminará as relações entre alunos e professores.

 

Caracterização da Escola



   Caracterização da Escola


O Colégio Municipal Firmino Ferreira Sampaio Neto, foi construído na gestão do Sr. Orlando Carneiro Lima prefeito da época. Começou a funcionar em 1991 com apenas 03 salas de aula (5ª, 6ª, e 7ª séries), dois banheiros, uma secretaria, uma pequena cantina e com poucos funcionários. O mesmo foi sendo ampliado com o passar dos anos, partindo da necessidade da comunidade que cresce assustadoramente. O nome Firmino Ferreira Sampaio Neto, foi em homenagem ao bisneto do Sr. João Damascena Sampaio, um dos fundadores de Piritiba. Firmino Ferreira Sampaio Neto foi quem trouxe energia elétrica para a nossa comunidade, ele era superintendente da Coelba.
     No ano de 1991 a clientela atendida era de aproximadamente 95 alunos; hoje (ano 2012) o colégio atende 435. Mediante a mudança de gestão no referido município faz-se reformas, como construções de salas, pinturas, telhado, mas muito se tem a fazer. A escola necessita de uma maior atenção por parte dos gestores, pois a mesma atende a uma boa clientela e o espaço é pequeno, precisa de auditório, para reuniões e eventos, quadra esportiva e etc.